Como Ganhar Dinheiro Com a Saúde dos Pés

Na gama de negócios relacionados à saúde e beleza, a virada da podologia está se reinventando para atrair novos empreendedores interessados ​​em prestar um serviço que todos precisamos pelo menos uma vez por mês: cuidados com os pés e embelezamento .

Gradualmente, o item foi transformado a partir da profissionalização da atividade, regulação sanitária e agregou valores que, embora concentrem-se na saúde dos pés, agora apontam também para o seu bem-estar e beleza .

Por exemplo, existem locais onde, além do tradicional corte de unhas, remoção de calos e cuidados especializados com doenças dos pés e das mãos, oferecem reflexologia, massagem relaxante ou esmaltada com produtos para unhas minimamente agressivos. Tudo, em um ambiente de higiene, conforto e até luxo.

Mas para você se tornar uma profissional dessa área é super recomendado fazer um curso de manicure para que você possa ter um currículo respeitado e atrair mais clientes.

Existem até espaços que, aproveitando as demandas do mercado, introduziram o serviço de manicure, para que os clientes embelezem pés e mãos em um só lugar.

Muitos já capitalizaram a ideia; outros estão no processo de transformar os negócios que já possuem ou começar do zero. Entre nessa comunidade! Aprenda como esse ramo funciona, qual investimento requer e qual é sua margem de lucro, talvez seja o negócio com o qual você tanto sonhou.

SEGMENTO DO CLIENTE

Os clientes em potencial nesse turno variam de crianças a adultos de 80 anos ou mais. O principal segmento são homens e mulheres entre 30 e 65 anos de nível socioeconômico A, B, C e C +.

Esses consumidores apreciam ter pés saudáveis ​​e cuidadosos e não economizam no pagamento de serviços preventivos que variam entre 380 e 600 pesos, nem no pagamento entre 200 e 350 pesos por qualquer creme ou tratamento especial.

“O mercado é tão amplo que, de brincadeira, sempre dizemos que todo mundo que tem pés é um cliente em potencial”, diz José Inacio García de la Paz, presidente da Todo para sus pies , uma franquia que está no mercado há 25 anos. O mercado conseguiu consolidar uma cadeia de 35 unidades próprias e 69 franqueados no México, Guatemala, Colômbia, Costa Rica e Panamá.

“Vemos que agora homens e mulheres estão sensibilizados com o cuidado dos pés, seja pela saúde, pela imagem pela beleza. É um serviço que não sai de moda e sempre será necessário ”, afirma.

Qual é o tamanho do mercado? Os empresários da vez dizem que três em cada dez pessoas contratam o serviço uma vez por mês. No entanto, o potencial é amplo, você sabia que no México 60% da população tem ‘pé de atleta’, segundo a Fundação Mexicana de Dermatologia ? Ou que 70% têm calos e 30% de fungos nas unhas? A isto se acrescenta o fato de que 10% dos mexicanos sofrem de diabetes, uma doença que requer cuidados extremos nos pés.

Com esses dados, analise a viabilidade de seu próximo negócio: identifique o perfil de seu cliente e de seus concorrentes, verifique as facilidades oferecidas pelo mercado para apresentar novas propostas e as opções que você deve realizar.

PROPOSTA DE VALOR

Os centros de podologia que muitos de nós conhecemos ou lembramos por seu cheiro peculiar a hospitais químicos estão dando lugar a novas propostas que oferecem experiências em que o consumidor recebe um apacho não apenas pelos pés, mas também pelos sentidos.

Todos os serviços se concentram no corte de unhas e remoção de calos; bem como no tratamento de verrugas plantares, micoses, unhas encravadas e problemas de mau cheiro e sudorese. A pedido do consumidor, eles oferecem um toque de beleza (esmalte) e relaxamento ( massagens reflexológicas , por exemplo).

“A virada implica uma grande responsabilidade. Você precisa treinar, supervisionar a equipe e oferecer uma experiência agradável para que os clientes sempre retornem ”, explica Loretta Valle, cofundadora da Best Feet .

Este estabelecimento encontrou seu valor agregado em um conceito duplo que, por um lado, oferece serviço especializado em podologia e, por outro, manicure, esmalte e diferentes técnicas de unhas. Com isso, resolve, no mesmo local, duas necessidades principais do consumidor: saúde e beleza das mãos e pés.

“Vimos um mercado desacompanhado e atingimos a marca. Desenhamos uma experiência em que não há cheiro de produtos químicos hospitalares, mas lavanda; Recebemos você pelo seu nome, oferecemos chá gourmet, colocamos uma almofada quente com pequenas sementes para relaxar o pescoço, oferecemos um cobertor caso você esteja com frio; Nós respeitamos o seu tempo e não há barulhos irritantes; Nossas poltronas são super confortáveis ​​e fazemos com que nossos clientes se sintam realmente especiais ”, afirma o empresário.

Loretta Valle conseguiu com isso que o público a identificasse e a procurasse. Faça o mesmo para o seu negócio. Pesquise o que o consumidor está procurando e o que mais você pode dar a ele. Descubra também o que está sendo feito no mercado e as áreas que você pode melhorar.

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

O serviço de podologia tem dois canais de distribuição principais: no local e em casa. A primeira opção é a mais utilizada, a segunda é reservada para quem prefere corte de unhas, massagem e remoção de calos no conforto de sua casa ou em um hospital ou escritório.

Independentemente do canal que você escolher, aproveite a entrega do serviço com o Facebook, Instagram, WhatsApp e um site que, juntos, funcionam como uma rede para comunicar serviços, disseminar promoções, agendar compromissos e apoiar os consumidores.

O POD e SUR , por exemplo, possui uma página da web onde o consumidor pode localizar o endereço e o número de telefone de cada uma de suas nove filiais. Lá e no seu perfil do Facebook, você pode agendar compromissos. Entre seus clientes estão o ex-presidente do México, Felipe Calderón; os cantores Carlos Cuevas e Alex Syntec; além dos atores Jorge Salinas, Elizabeth Álvarez e Kika Edgar.

O Centro Podiátrico Mexicano do Dr. Scholls , que tem uma tradição de mais de 75 anos, também oferece reservas por telefone e via WhatsApp. “Os idosos preferem o canal telefônico tradicional, mas muitas citações chegam até nós através da página, Facebook e WhatsApp. Sempre tentamos responder imediatamente e respeitar os horários que reservamos. Isso é muito importante para os clientes ”, explica Alfonso Soto, gerente comercial desta marca, que possui duas filiais na Cidade do México: Polanco e San Rafael.

Siga as etapas desses empreendedores e identifique os canais de distribuição mais adequados para o seu modelo. Lembre-se de que você pode modificá-los à medida que sua empresa amadurece.

RELAÇÕES COM CLIENTES

Em um centro de saúde e beleza para os pés, a rota de relacionamento com o cliente inicia-se pelas redes sociais, WhatsApp, uma página da web ou por telefone, e termina no estabelecimento com a concessão do serviço.

Essa jornada exige que uma equipe de colaboradores com habilidades de serviço e conhecimento de seu campo tenha um cliente fiel e satisfeito.

“Nossos clientes têm anos conosco. Muitos têm o seu podólogo e sempre marcam uma consulta com a mesma pessoa. Com o tempo, eles desenvolvem uma relação de confiança, sempre enquadrada no profissionalismo de nossa equipe ”, diz Alfonso Soto, do  Centro Podiátrico Mexicano do Dr. Scholls .

Para otimizar o relacionamento com o cliente, cuide de suas comunicações e ações no mundo digital e no mundo real. Comece a atualizar e servir suas redes sociais (responda às mensagens e interaja com a comunidade), crie grupos do WhatsApp para informar sobre promoções ou novos serviços e verifique se o seu site é atraente e amigável.

No mundo offline, estabeleça políticas de atendimento, refine as habilidades de serviço da equipe de recepção, treine seus podólogos e faça o acompanhamento de cada paciente.

Lembre-se de que um bom serviço é um seguro de vida para a sua empresa e que “um cliente insatisfeito fala com 11 pessoas e um satisfeito com duas ou três”. Você decide de que lado você quer estar.

FONTES DE RENDA

A geração de renda advém da venda do serviço e da comercialização de produtos especializados. O serviço básico inclui corte de unhas e remoção de calos. Existe também um serviço especializado para remover unhas enterradas ou tratar verrugas plantares, sudorese, micose (fungo) ou mau cheiro.

Geralmente, os serviços são empacotados. No Best Feet, por exemplo, o pacote de podologia preventiva custa 400 e dura 50 minutos. Inclui diagnóstico do estado do pé, corte de unhas com formato anatômico, remoção de calos e seis minutos de massagem manual e mecânica nos pés. A duração total é de 50 minutos.

Eles também têm um pacote corretivo VIP de 620 pesos que inclui diagnóstico da condição do pé, unhas anatomicamente aparadas, remoção de calos graves e tratamento de uma condição específica. Nesse caso, a massagem fica a 30 minutos dos joelhos aos pés. A duração total do serviço é de 1,30 horas.

Obviamente, existem outras fontes de renda, como consultas especializadas para qualquer condição (cujo custo médio é de 500 pesos) e a venda de produtos especializados em cuidados com os pés, como cremes, géis, almofadas, calcanhares, protetores de joanetes, antitranspirantes , desinfetante para sapatos e palmilhas ortopédicas personalizadas.

Acrescente a isso os dividendos gerados pelos serviços manuais alternativos. Uma manicure e esmalte, por exemplo, varia de 250 a 300 pesos, mas se o cliente oferecer um serviço básico de pedicure, o preço aumentará entre 500 ou 550 pesos.

“A inovação tem sido fundamental para o sucesso e a permanência do negócio, portanto, além dos serviços para mãos e pés, temos a reflexologia, uma técnica que estimula certas terminações nervosas dos pés por meio de massagem para restaurar o equilíbrio de todos Os órgãos do corpo. A sessão dura 50 minutos e custa 380 pesos ”, explica Alfonso, do Centro Podiátrico Mexicano do Dr. Scholls.

Para garantir a lucratividade do seu negócio, use toda a base instalada: o ideal é ter um paciente por cubículo a cada 50 minutos. Certifique-se de que cada usuário use um produto para tratamento de pés.

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